terça-feira, 30 de junho de 2009

PROPOSTAS - SEDE

Núcleo responsável: Pedro Washington, Lierge, Kika, Baiano

Muitos moradores mal sabem que existe uma sede da Associação dos Moradores de Praia dos Amores (AMPA) e outros simplesmente não a usam por falta de estrutura.
A sede deve ter recursos próprios e uma estrutura para atender os moradores do bairro.
Atualmente a sede tem uma pista de skate sem cuidados apropriados, uma pequena sede, um parque e um campo de futebol recentemente criado. Para que a comunidade aproveite a SEDE é necessário criar mais benfeitoria e melhorar as já existentes.
O que vem primeiro: o ovo ou a galinha? Nenhum morador aproveita a sede porque não há nada interessante para se usar, e ninguém paga ou contribui, pois não há estrutura.
Através de acordos entre a Associação, prefeitura, entidades locais, moradores e iniciativa privada, pretendemos mudar esta situação.
A AMPA tem reconhecimento de utilidade pública municipal e estadual. Este reconhecimento permite buscar recursos municipais e estaduais para implantação de novas estruturas na SEDE. Para isto, é necessário apresentar projetos que beneficiem a comunidade e outras localidades.
Dentre os projetos podemos citar: ampliação da estrutura física da sede para oferecer cursos de capacitação em computação, empreendedorismo, gestão de empresas, artesanato, música.
Ou seja, captamos recursos municipais e estaduais para ampliação da SEDE e oferecemos em contrapartida cursos que atendem o bairro de Praia dos Amores e outros bairros.
Além de tudo, geramos renda para os moradores locais.
O mesmo ocorre com o campo de futebol, através de acordo com a Fundação Municipal de Esporte a AMPA passa a oferecer aulas de futebol para criançada, em contrapartida, recebe a manutenção do campo.

O mesmo ocorre com parcerias com a iniciativa privada, onde a AMPA permite a divulgação destas empresas através de painéis colocados na Associação em troca de recursos para manutenção e melhorias.
Já temos uma empresa interessada em firmar esta parceria. A questão é mostrar uma proposta inteligente e profissional. Com gestão amadora empresas não fornecem recursos.

Churrasqueiras – parque para criançada - lagoa
Pretendemos construir espaços para as famílias e amigos reunirem-se, curtindo o campo de futebol para confraternização e os espaços verdes disponíveis.
Esta estrutura prevê: churrasqueiras – manutenção do parque – campo de bocha que por falta de manutenção foi retirado da AMPA.
A lagoa que faz parte da área da Associação e parte é de propriedade privada pode ser revitalizada, limpa. Basta ter bom senso para entrar em acordo com o proprietário.
O projeto prevê a limpeza, construção de um deck, e criação de peixes para pesca.
Impossível? Não. Com gestão e boas práticas conseguiremos autorização da prefeitura e do proprietário local.

VEJA O PROGRAMA DE INTENSÕES:

Recuperação da SEDE
Construção de novos pavimentos para eventos e atividades para comunidade gerando receita própria.
Programa de Artesanato e geração de renda:
Programa de geração de renda, já aplicado em Itajai, com cursos de artesanato e outras atividades.
Inclusão Digital
Aulas de informática, com cursos realizados na sede e apoio do governo federal, prefeitura e iniciativa privada.
Escolinha de Futebol - espaço para oferecer aos filhos dos moradores atividade física.
Cancha de bocha
Rádio Comunitária (parceria com a iniciativa privada atendendo jovens e comunidade)
Internet para todos. Acesso ao sinal de internet rápida com custo reduzido, gerando receita para AMPA e facilidade para os moradores. Parceria com FECONSEG.
Construção de churrasqueiras
Manutenção do campo de futebol com cobrança de taxa para os usuários.
Revitalização do lago da Associação.
Festa DIA DAS MÃES será mantida.

Recursos para realizar estas benfeitorias e atividades: prefeitura, entidades parceiras, iniciativa privada, contribuição dos moradores associados, taxas de uso, festas para comunidade.

A sede pode servir também para abrigar programas dos órgãos públicos que acontecem todos os anos:
Campanha de vacinação, programas dentistas nos bairros e outros programas educacionais nas áreas de saúde pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário