terça-feira, 30 de junho de 2009

PROPOSTA - MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Núcleo Responsável: Denise, Renato, Luiz Antonio

Horta Comunitária
Estímulo a criação de hortas comunitárias através de programa já criado e com resultados em todo Brasil. O programa Horta Comunitário já é adotada pela prefeitura de Balneário Camboriu e pode ser implantado em Praia dos Amores trazendo benefícios para comunidade. Hortaliças orgânicas e frescas, além de estimular a criançada a participar.
O cultivo é feito em terrenos privados que recebem incentivo de IPTU para receber as hortas.

Plantio de Árvores
Estímulo ao plantio de árvores via isenção de IPTU. A proposta da chapa é apresentar à prefeitura e câmara de vereadores um projeto de incentivo de plantio de árvores em terrenos via isenção de IPTU como é feito em várias cidades do Brasil. Além deste estímulo ao plantio de árvores em terrenos e casas, há o espaço público que pode receber mais cuidados e mais verde, deixando Praia dos Amores um bairro arborizado seguindo padrões internacionais.
Plantio de árvores frutíferas - aproveitamento de espaços públicos para plantio de árvores frutíferas, escolhidas por equipe técnica.
Recuperação das encostas dos morros (projeto já encaminhado à prefeitura)
O projeto de recuperação das encostas do morro da Av. Rui Barbosa já foi encaminhado à prefeitura que deve apenas autorizar a ONG que desenvolveu a avaliação para iniciar os trabalhos. As encostas de morro com falta de vegetação são um problema a longo prazo para Praia dos Amores.
Lixo Reciclável
Programa educacional para incentivo à coleta seletiva que ainda tem níveis muito baixo de participação da comunidade. De certa forma a comunidade não participa por falta de informação ou mesmo de entendimento de como porcessar seu lixo caseiro ou comercial. Pretendemos mudar esta situação com programas educacionais e uma estrutura de coleta apropriada para região.
Cães e Gatos abandonados
Controle dos cães e gatos abandonados com a castração dos animais e cuidados necessários aos bichinhos.
Praia dos Amores Limpa
Programa educacional para manter a Praia dos Amores sempre limpa e cobrança de estrutura com a prefeitura, afinal o bairro é a extensão de nossa casa.
Educação Ambiental
Várias atividades envolvendo educação ambiental e uso de recursos não duráveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário