sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

OCUPAÇÃO DAS ÁREAS DO MORRO DO CARECA E OUTRAS>

Para deixar clara nossa posição quanto à ocupação de áreas no Morro do Careca e a área conhecida como antigo loteamento da SEVAL:
Estamos conversando com o Ministério Público e Prefeitura no sentido de definir o modelo de ocupação destas localidades.
1. Que as áreas já ocupadas e edificadas sejam mantidas não trazendo prejuízos a antigos moradores que mantem residencia no bairro a mais de 10 anos;
2. Que as áreas dos loteamentos não ocupadas e edificadas, sejam objeto de análise do MP, AMPA e Prefeitura.
Neste sentido, se ela for definida com APA ou área de Proteção, que os possuidores de terrenos não edificados, sejam ressarcidos dentro da legislação municipal.
O que não queremos é que as áreas loteadas e não edificadas, apresentem eternamente problemas. A cada mês, recebemos notícias de ruas que estes loteamentos pretendem abrir, corte da mata atlantica, etc.
Uma definição do modelo de ocupação deve ser feita.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

REUNIÃO COM O PREFEITO DE BALNEÁRIO CAMBORIU

Caros Moradores,

Neste dia 14/01, as Associações de Moradores dos bairros de Balneário Camboriu tiveram a oportunidade de expor seus problemas e reivindicações diretamente ao prefeito Edson Piriquito.
A reunião foi marcada através da UNIBAC - União das Associações de Moradores de BC e todos os presidentes dos bairros puderam falar rapidamente sobre seus problemas.

A AMPA esteve representada pelo presidente Pedro Washington de Almeida Júnior, e aproveitou para encaminhar um ofício pedindo diversas melhorias e apresentando reclamações ao prefeito e secretários presentes,  Obras e Saúde.

O presidente da AMPA, Pedro Washington, foi enfático ao dizer que a prefeitura abandonou Praia dos Amores nos últimos meses, e que os ofícios apresentados anteriormente não foram respondidos, deixando o bairro órfão em suas reivindicações. Que a situação é insustentável cabendo medidas urgentes no bairro.

1. Como havia a possibilidade de ressaltar dois pedidos a AMPA focou na questão das obras da Av. Carlos Drumond de Andrade, na qualidade na execução e finalização do asfalto, canteiros, bocas de lobo e galeria pluvial. Além disto, sobre os entulhos deixados em diversos terrenos baldios que estão ali a mais de 1 ano causando transtorno aos moradores e tornando-se um problema de saúde pública.
Compromisso: Quanto a este pedido o prefeito solicitou ao Secretário de Obras que vá pessoalmente com o presidente providenciar a solução com a AMFRI, fiscal da obra, retirando os entulhos e fazendo os acertos necessários para que o bairro não tenha mais prejuízos. Solicitamos ainda, que após a conclusão desta obras sejam colocados redutores de velocidade na via.

2. Foi solicitado também que a prefeitura aproveite as lajotas retiradas da Av. Carlos Drumond de Andrade para pavimentar as ruas  de Praia dos Amores, e com urgência, o trecho da Av, Rui Barbosa com a Av. Carlos Drumond de Andrade onde há o ponto final de onibus que atende todo bairro que foi castigado pelas chuvas em Setembro.
Compromisso: O prefeito solicitou que a Secretaria de Obras, através do Sr. Arlindo Cruz, faça a análise do material necessário e providencia a pavimentação ainda em Janeiro.

Outros pontos foram encaminhados ao prefeito em ofício e serão respondidos em reunião com o Secretário de Planejamento, Ney Clivati, nesta sexta-feira.

O teor do ofício encaminhado ao PREFEITO em 14/01.

A Associação dos Moradores da Praia dos Amores - AMPA vem, respeitosamente, solicitar uma reunião desta prefeitura com a comunidade do Bairro Praia dos Amores, na SEDE DA AMPA, com a intenção de expor e obter respostas desta prefeitura a respeito de demandas do Bairro e planejamento para 2010.

         A AMPA encaminhou em 2009 uma série de ofícios às Secretarias, que não foram respondidos ou atendidos, e pretende ter o compromisso desta gestão em encaminhar e resolver as demandas de nosso bairro.
         Gostaríamos de ressaltar que esta reunião tem como propósito colocar a prefeitura a par de nossas demandas e obter o compromisso com as ações possíveis de realização para 2010, assim como tomar conhecimento das iniciativas da prefeitura para nosso Bairro.

         Dentre os assuntos,

 PRIORIDADES:

  • Padronização do calçamento (passeios) das principais vias de acesso da Praia dos Amores, Av. Carlos Drumond de Andrade e Av. Rui Barbosa (Estrada da Rainha); Deteriorização do calçamento existente causado pelas obras da Av. Carlos          Drumond de Andrade,
  • Pavimentação das ruas que ainda não receberam asfalto ou lajotamento; Aproveitamento das lajotas retiradas da Av. Carlos Drumond de Andrade para pavimentação destas ruas; São 5 ruas a serem calçadas e uma com urgência (trecho no final da Av. Rui Barbosa até Av. Carlos Drumond de Andrade, onde está situado o ponto final de ônibus)
  • Recapeamento da Av. Rui Barbosa, onde foi colocada a nova rede de esgoto ficando o ótimo asfalto que esta via possuía, recortado e com pequenos buracos. A qualidade da colocação do asfalto onde a rede de esgoto passa ficou visivelmente ruim.
  • Finalização das obras na Av. Carlos Drumond de Andrade, com recolhimento dos entulhos deixados pela construtora Azza nos terrenos baldios;
  • Redutores de velocidade na Av. Carlos Drumond de Andrade após a conclusão do asfalto.

 SECUNDÁRIO

  • Questão da ocupação das áreas de mata nativa ao redor do Morro do Careca e morros próximos. Definição da prefeitura sobre os critérios de ocupação desta área loteada.
  • Controle ao acesso do Morro do Careca e apresentação de projetos de eco-turismo promovidos entre a AMPA e Associações de Voo Livre que necessitam da parceria da Prefeitura Municipal;
  • Construção de uma passarela entre a Praia dos Amores e Praia Brava, já apresentado ao então Secretário de Planejamento Claudir Maciel. A passarela é uma reivindicação antiga, sendo importante para acesso à praia e ao morro do Careca.
  • Placa indicativa do Bairro Praia dos Amores com boas vindas.        
  • Ausência de resposta aos ofícios encaminhados durante o ano;


Gostaríamos de propor ainda, que a prefeitura de Balneário Camboriu, apresente à Praia dos Amores um projeto de urbanização da Av. Carlos Drumond de Andrade, com iluminação central e paisagismo, pois este seria um excelente cartão postal para uma das mais belas localidades de Balneário Camboriu. Este projeto pode ser executado pela Prefeitura, ou em parceria com as duas prefeituras (Balneário e Itajaí) e com a iniciativa privada.

         
Solicitamos, para tanto, a presença do Exmo. Sr. Prefeito Municipal Edson Renato Dias, ou representante indicado, em reunião na SEDE DA AMPA, em data agendada por V. Exª, ainda no mês de Janeiro ou o mais breve possível;

Que, de posse desta data, a AMPA divulgará aos moradores a reunião para que estes possam estar presentes;


Ressalvamos nossa estima e consideração,

Atenciosamente,

Pedro Washington de Almeida Júnior
Presidente

sábado, 9 de janeiro de 2010

Carta aberta à comunidade Praia dos Amores

Caros moradores,

A Associação dos Moradores da Praia dos Amores (AMPA) vem a público manifestar sua insatisfação com as condições gerais do Bairro Praia dos Amores e ressaltar sua luta para que as melhorias necessárias ao bairro sejam realizadas e o compromisso da Prefeitura de Balneário Camboriu seja definitivamente assumido em relação às solicitações feitas no decorrer de 2009.

Temos uma reunião no dia 12/01 com a Prefeitura onde solicitaremos novamente que de uma vez por todas as soluções sejam apresentadas.

São questões levadas ao poder municipal, ainda não atendidas, merecedoras da atenção da Prefeitura Municipal de BC pois, não há mais condições de protelar os pedidos.

  • AVENIDA CARLOS DRUMOND DE ANDRADE
As obras na Avenida Carlos Drumond de Andrade estenderam-se no ano de 2009 sem a conclusão definitiva. Já se passaram 17 meses desde o início da obra de asfaltamento e pluviação.

Neste meio tempo, foi necessária a colocação da rede de esgoto não prevista inicialmente no projeto, o que trouxe mais transtornos à comunidade e a conseqüente reabertura do asfalto já colocado na obra, com prejuízo visível aos cofres públicos.

Foram dois natais e dois anos novos comemorados com buracos, entulhos e muita poeira em Praia dos Amores. Neste final de ano de 2009 tivemos o prazer de conviver com uma vala aberta em um dos lados da via pois a colocação do asfalto após o esgoto não foi possível em tempo hábil segundo informou a EMASA.

Questionamos também a qualidade da execução desta obra pela Construtora AZZA.

O asfalto está cedendo, o meio fio não foi concluído, as calçadas que já eram poucas estão arrebentadas pelo movimento dos veículos pesados, as rotatórias de acesso tem parte asfalto, parte terra, os entulhos estão espalhados por diversos terrenos baldios e a qualidade da rede pluvial é visivelmente ruim.

Temos também o problema da falta de sinalização no local o que provocou uma série de pequenos acidentes na via.

A Associação que já realizou manifestações públicas tomou as providencias possíveis:

Encaminhou diversos ofícios para a Prefeitura de Balneário Camboriu pedindo a solução dos problemas não sendo efetivamente atendida.

Além disto, entrou com uma solicitação ao Ministério Público Estadual para abertura de inquérito administrativo.

  • AV. RUI BARBOSA (ESTRADA DA RAINHA)
No decorrer de 2009, desde que assumimos a AMPA, solicitamos a pavimentação do trecho da Av. Rui Barbosa com a Avenida Carlos Drumond de Andrade, exatamente onde há um ponto final de ônibus. Este trecho é acesso aos moradores de parte do bairro.

Esta área foi castigada pelas chuvas, tornando-se um lamaçal intransponível para veículos e pedestres. O acesso ao ponto final do ônibus era impraticável.

Solicitamos em diversas ocasiões, a pavimentação da rua sem nenhuma resposta.

Colocação da rede de esgoto.

A colocação da rede de esgoto na Estrada da Rainha ainda não foi concluída como prometido, e o asfalto colocado no local está em péssimas condições. Onde tínhamos um asfalto de primeira qualidade, temos hoje faixas recortadas com asfalto e pequenos buracos.

  • PAVIMENTAÇÃO DAS RUAS DE PRAIA DOS AMORES
Solicitamos durante o ano a pavimentação com lajotas das ruas que ainda não receberam esta melhoria. A prefeitura alega que tem disponível asfalto para colocar nestas ruas, porém os moradores, em reunião na associação, decidiram adotar lajotas nas ruas secundárias do bairro, preservando as características locais e utilizando um material permeável à chuva.

Pedimos que fosse utilizado as lajotas retiradas da avenida Carlos Drumond de Andrade na colocação da pavimentação destas ruas, mas até agora não fomos atendidos.

  • COLOCAÇÃO DE REDUTORES DE VELOCIDADE E SINALIZAÇÃO.
Também pedimos colocação de redutores de velocidade e sinalização na Av. Carlos Drumond de Andrade para que esta não se torne um espaço de corrida dentro do bairro.

  • PADRONIZAÇÃO DO CALÇAMENTO
Encaminhamos ofícios e tivemos reuniões com a Prefeitura de BC para que seja apresentado um projeto de padronização do calçamento na Praia dos Amores, em especial nas Av. Carlos Drumond de Andrade e Estrada da Rainha.

Nesta reunião do ai 12/01 com o Secretariado da Prefeitura, pediremos uma data definitiva para que o projeto saia do papel e seja apresentado à comunidade.

  • MORRO DO CARECA
Solicitamos ao FUNTRAN que a cancela do Morro do Careca continue sendo fechada à noite, diminuindo as ocorrências no local, o que deixou de ser feito à nossa revelia.

Também buscamos parcerias com as Associações de Voo Livre para promover ações no Morro do Careca, em 2010, visando criar um ambiente a altura da importância desta localidade turística. Afinal, o Morro do Careca foi citado em uma pesquisa como o 4º mais lembrado ponto turístico do Litoral Norte.

  • SEDE
A sede da AMPA passará em breve por reformas.

O pré-projeto arquitetônico será entregue em fevereiro pelos arquitetos Georgia Vassoler Rosa e André Gasparetto para apresentação ao empreendimento Brava Beach, que se comprometeu em executá-lo. Além disto, temos outras empresas interessadas em parcerias na execução das obras e atividades para 2010.

Agradecemos o apoio da empresa Strehl Construtora que possibilitou a contratação destes arquitetos e sempre nos apóia quando precisamos.

O projeto prevê a reforma da sede, área de lazer com churrasqueiras, parque para criançada, casa da Mata Atlântica (projeto educacional), campo de futebol cercado, e vestiários.

Projeto Cultural

Também conseguimos a aprovação de projeto cultural, através da uma entidade sem fins lucrativos, e com verba do Ministério da Cultura, a ser iniciado na Sede em Março de 2010.

Buscamos durante o final de 2009 parcerias com empresas para que a sede possa ter recursos próprios em sua manutenção. Em 2010 estas parcerias entrarão em execução.

Agradecemos a toda comunidade e esperamos que em 2010 nosso esforço seja apenas no sentido de planejar e reivindicar melhorias para Praia dos Amores e não, focados o ano todo em obras que não são concluídas ou mal executadas.