quinta-feira, 15 de outubro de 2009

AMPA POSICIONA-SE CONTRA EMPREENDIMENTO DA EMBRAED

Dia 15 de outubro, realizou-se mais uma reunião do movimento "Amigos do Morro do Careca" na sede da Associação dos Moradores da Praia dos Amores, contando com a presença da AMPA, ONG Ideia, Conseg Centro, Conseg Barra Norte, ONG Crescer, Clube Voo Livre Atalaia e clubes de Voo da região.

Este movimento teve início com a denúncia do empreendimento da Construtora Embraed na Praia do Côco, ou como também é conhecido Hotel Recanto das Águas.

O empreendimento citado, prevê 3 prédios de 15 andares e já foi retirada parte da mata Atlântica no local pra início das obras.

Aprovado por Decreto-Lei em 2005 (assinado pelo ex-prefeito Rubens Spernau) pela Câmara de Vereadores de Balneário Camboriu, somente no final do mês de Outubro de 2009 teve início sua construção. A partir da denúncia de desmatamento, foram chamadas várias entidades para brigar contra a edificação.

A AMPA não é contra o crescimento da região, mas com critérios sérios de aprovação, licenças ambientais com análise séria do impacto e preservação da Mata Atlântica do Morro do Careca e adjacências.

Ocorre que grande parte destes empreendimentos de grande porte, tem alvarás e licenças aprovadas, sem nenhuma consulta aos moradores e edificados em áreas de Mata Atlântica. E neste caso, até de lei específica aprovada através do poder executivo e legislativo.

A pergunta que nos resta fazer, como é possível a aprovação de um empreendimento destes? Onde está o parecer do Conselho Municipal do Meio Ambiente? O parecer da Secretaria do Meio Ambiente? Como é possível não ter tido a publicidade merecida?

Partindo destas premissas, criou-se o Movimento Amigos do Morro do Careca que visa questionar o desmatamento das áreas de Mata Atlantica do Morro do Careca e adjacências, acompanhar e mesmo participar como litisconsorte passivo nas ações movidas pelo MP Federal e Estatual e cobrar do poder público uma posição sobre o empreendimento.
O movimento é aberto a qualquer cidadão que pretenda colaborar na preservação desta área.
Segue uma Ata resumida do que foi conversado nesta última reunião:
Ministério Publico Federal
As entidades AMPA, Clube do Voo Atalaia, ONG Ideia, Conseg Centro, ONG Crescer irão habilitar-se na ação civil pública federal como litisconsortes passivos.

Ministério Público Estadual
Solicitamos ao Dr. Rosean, promotor público, a abertura de ação civil pública.



Dia 28/1 Palestra sobre Áreas de Proteção Ambiental.
Ficou acertado que no dia 28/10, a partir das 19:00 (horário a ser confirmado), a professora Rosemari fará uma explanação sobre Áreas de Proteção Ambiental na sede da AMPA, aberta à comunidade para que todos tenham conhecimento das opções hoje existentes sobre preservação da mata.

Assim, poderemos buscar uma solução comum à area da Mata Atlantica existente no local.

Esta palestra será divulgada aos moradores e entidades que pretendam participar do movimento.


Dia 24/10  Sábado 9:30 Reunião geral do movimento.

No Sábado, na Sede da Ampa, será realizada uma reunião para confraternizar os participantes e trazer informações sobre a mobilização (passeata) e outras formas de pronunciamento da comunidade, e divulgar na Praia dos Amores e Praia Brava a palestra e a mobilização.

A passeata em pról do Morro será marcada nesta oportunidade.


O movimento Amigos do Morro do Careca recebeu a adesão informal do Comitê do Rio Camboriu (sociedade civil organizada) e da Associação ecológica de Taquaras.
  -- 
Pedro Washington de Almeida Junior
Presidente da Associação dos Moradores da Praia dos Amores
47 9958 8987