sábado, 26 de setembro de 2009

FOTOS DA SEDE DA AMPA



FOTOS AMPA
Estas são as fotos da Sede.
Há muito a ser feito e estamos trabalhando para reformá-la.
Há entulhos deixados atrás do campo de futebol, goteiras no "escritório", áreas que servem dedepósito ao ar livre.
A reconstrução inicia até Dezembro.


terça-feira, 22 de setembro de 2009

VEJA COMO NÃO É TÃO DIFÍCIL FAZER

Estas são algumas matérias que mostram projetos e iniciativas que deram certo em Associação de Bairros.

Associação faz parceria com cooperativa de Catadores

23 23UTC Setembro 23UTC 2009 por Pedro Washington Almeida Junior

Foi a vontade de ligar a causa ambiental com uma ação social que levou cerca de 20 condomínios em Ipanema a somar esforços para gerir sua coleta seletiva. Juntos, eles estimulam seus moradores a separar os resíduos domésticos que são coletados, uma vez por semana, por uma cooperativa de catadores.

“Começamos convocando os síndicos de dois quarteirões para uma apresentação sobre o tema que incluiu palestra, vídeo e materiais informativos. Cerca de 60% dos convidados compareceram e abraçaram a causa”, lembra Raphael Durão, coordenador do Programa de Coleta Seletiva Solidária da AMIPANEMA, associação de moradores do famoso bairro carioca.

Com esse primeiro passo dado no começo de maio, eles deram início à prática, distribuindo material explicativo para os moradores sobre a correta separação dos resíduos. Paralelamente, foi selecionado o parceiro que receberia, em doação, todo o material: a Cooperativa de Catadores do Complexo do Alemão – Coopcal, localizada a quase 50 quilômetros de Ipanema, em uma das regiões mais carentes da cidade.

Unindo a Zona Norte à Zona Sul

“Essa iniciativa do pessoal de Ipanema trouxe luz e esperança para nossa Cooperativa, pois os catadores lutam muito e esse tipo de ajuda é um grande exemplo para todos”, comenta Zilda Barreto, presidente da Cooperativa. “Desde o primeiro dia, fomos bem recebidos, num clima de solidariedade. O caminhão volta lotado de material limpo e bem separado.”

Por enquanto, a associação paga o frete para viabilizar o transporte, mas a ideia é conseguir um caminhão para a Cooperativa. “Isso faria uma imensa diferença para nós.

A questão da coleta seletiva hoje, a meu ver, não demanda conscientização, pois as pessoas já estão informadas sobre a questão ambiental. É preciso, sim, mais sensibilização para que se perceba que o material que vai para os lixões poderia ajudar muitas famílias a ter uma vida melhor”, destaca Zilda. Além de agregar os catadores, a cooperativa desenvolve projetos sociais junto à comunidade como creche, alfabetização de adultos, planejamento familiar e mutirão de limpeza de rios da região. Na AMIPANEMA, o resultado tem sido comemorado. “Queremos melhorar a qualidade de vida no nosso bairro e é ótimo contribuir para isso também em áreas mais necessitadas”, garante Maria Amélia Fernandes Loureiro, presidente da AMIPANEMA.

Projetos vindos das comunidades são exemplos para a sociedade e o governo

23 23UTC Setembro 23UTC 2009 por Pedro Washington Almeida Junior

(fonte: www.jornalcomunicacao.ufpr.br)

É para melhorar a vida de muitas pessoas que organizações comunitárias se mobilizam em nome de um bem comum. Elas lutam por melhorias no meio ambiente, na vida cotidiana e profissional dos cidadãos. Assim essas comunidades têm voz e vez nas discussões governamentais e públicas.

A Secretária Especial de Relação com a Comunidade (Serc) orienta 40 associações comunitárias em Curitiba, e foi criada para diminuir os problemas que essas comunidades enfrentavam no processo de sua constituição, orientar e treinar seus coordenadores e disponibilizar suporte eletrônico para essas instituições. “A Serc se responsabiliza pela inclusão digital dos moradores e leva equipamentos eletrônicos até essas associações, para que todos tenham acesso à internet e a outros recursos”, afirma Rodrigo Schmidt, coordenador da Serc.

Associações que deram certo

Projetos como a recuperação do lago São Lourenço demonstram que a união de moradores pode transformar um bairro, uma cidade e até um estado. A Associação dos Moradores e Amigos do São Lourenço acreditou nessa idéia e correu atrás de mudanças, tanto na segurança e saneamento básico do bairro como também no meio ambiente que o rodeia. “Quando a associação foi formada, a primeira providência que tomamos foi realizar uma grande pesquisa para saber quais eram as prioridades dos moradores, 80% responderam que a maior preocupação era com o meio ambiente, e a partir daí tomamos as providências necessárias”, diz Cezar Paes Leme, presidente da AMASL.

O bairro São Lourenço sofria há muitos anos com o mau cheiro da poluição no rio Belém, que podia ser sentido a 50 metros de distância. Através da associação, o lago foi despoluído e hoje o mau cheiro já não existe. Esse projeto ganhou parcerias, tanto da população do bairro quanto de outras pessoas de fora da comunidade, que ajudaram na conscientização e nas ações ambientais pela despoluição do São Lourenço. O projeto deu tão certo – 50 nascentes foram recuperadas – que hoje existem patrulhas ambientais espalhadas pela capital, para proteger as nascentes de outros rios. A campanha pela despoluição do rio Belém, “Viva Belém”, é outro projeto que visa à despoluição de todas as nascentes do rio até 2011. “O projeto Viva Belém está sendo um sucesso, foi citado como exemplo de projeto urbano no Comitê das Nações Unidas, é uma grande vitória”, afirma o presidente da AMASL.

A AMASL conta com 190 parceiros do comércio e de indústrias, além de 75 escolas e mais de 23 mil alunos para a preservação do meio ambiente. Os bairros Bacacheri e Atuba são aliados dos projetos ambientais da AMASL, e ajudam na recuperação da mata ciliar dos rios que cortam a capital.

Outro exemplo é a Associação dos Núcleos Artesanais da Vizinhança. Em 1980 a crise de desemprego se alastrava por todo o Brasil, em Curitiba não foi diferente. Por esse motivo, em 1982, artesãos se juntaram e fundaram a associação, com o objetivo de organizar núcleos de produção para comercializar e divulgar os produtos fabricados. No começo eram 48 artesãos, após vinte anos a ANAV registra 480 associados e aproximadamente 2.400 pessoas passaram pela associação. “Após 26 anos a ANAV possui sede própria, a Federação dos Artesãos do Paraná e a Confederação das Federações dos Artesões do Brasil foram fundadas, conquistamos a regulamentação da profissão e o cadastramento dos trabalhadores na previdência social”, diz Deonilda Machado, presidente da Associação dos Núcleos Artesanais da Vizinhança.

A vontade de ser voluntário

Outra iniciativa, o Centro de Ação Voluntária de Curitiba direciona e orienta os interessados no voluntariado para instituições que precisem de auxílio. O CAV está a dez anos na capital, e oferece semanalmente palestras gratuitas, que informam os interessados sobre quais os deveres, direitos e responsabilidades dos voluntários. Segundo a assessoria de imprensa do CAV, atualmente, o Centro conta com 85 instituições cooperadas, atende empresas como Itaipu Binacional, HSBC e O Boticário na forma de consultorias, no sentido de promover o voluntariado transformador.

Em 2007 mais de 2400 pessoas procuraram o Centro para se voluntariar, sendo 75% mulheres. Em 63 palestras oferecidas, 1410 pessoas compareceram, 55% delas estavam inseridas no mercado de trabalho, revelando a grande participação de profissionais que contribuem para a profissionalização do terceiro setor. Desse total, 29% são estudantes e 60% são jovens entre 18 e 30 anos.

Comunicação

Existem inúmeras maneiras de fazer a diferença, e não deixar nas mãos dos governantes a responsabilidade sobre os problemas que enfrentamos no dia-a-dia. As rádios comunitárias são outro exemplo de iniciativa, acessível e eficaz para quem tem interesse na área.

O Comunicação conversou com um dos representantes do ramo, que esteve presente no último encontro de Rádios Comunitárias, em Ponta Grossa. Juliano Lourenço Gotardo é integrante da comunidade Emiliano Zapata, grupo de assentamento do MST na região rural de Ponta Grossa. Ele vive na comunidade há sete anos, e é locutor da rádio comunitária.

Comunicação: Como começou a rádio comunitária na comunidade Emiliano Zapata?

Gotardo: Essa rádio é um projeto de um frei, que veio da Itália, e através desse projeto a gente teve a oportunidade de estar montando essa rádio, junto com o setor de comunicação do MST, de Curitiba, que acompanhou a gente desde o início, deu oficinas na linha da comunicação livre. A rádio já tem um ano e meio ela se caracteriza como uma rádio livre porque ela não tem o mesmo caráter de radio comunitária e muito menos de rádio comercial. Ela é sem propagandas, e como total apoio e participação da comunidade. Ela tem também o papel de transmitir para a sociedade, já que os meios de comunicação que a gente tem não transmitem realmente como é o MST e como a gente sobrevive, que a gente é, então a nossa rádio tem esse papel. Pro pessoal de Ponta Grossa e região ela expande a nossa realidade.

Comunicação: O apoio financeiro para a compra dos equipamentos e criação da rádio veio de onde?

Gotardo: Veio da Itália, a partir do projeto desse frei. Pra gente foi muito importante, porque a gente nem imaginava trabalhar com comunicação. E a gente tendo as oficinas, entendendo um pouco sobre comunicação, a gente vê que é indispensável, principalmente para a gente, que é tão discriminado, nós podemos mostrar a nossa versão, de como é a nossa realidade, e isso é fundamental. E também ver que a comunidade participa, tanto com apresentações na rádio, no entretenimento, quando as pessoas pedem pra falar alguma coisa no programa, ou pra mandar um abraço. E pra mim, essa comunicação, da gente que é locutor, para com quem a gente convive constantemente, ela é muito importante e ela é precisa no rádio. A gente se sente bem e acredita também que quem ta ouvindo gosta da comunicação popular, porque ela é simples, mais objetiva e com caráter de realmente a gente fazer essa transformação da comunicação.

Comunicação: Há quanto tempo a rádio está no ar? Desde o inicio ela funciona seguindo as exigências da legislação?

Gotardo: Ela está no ar há um ano e meio e a gente está resistindo aí. Vamos ver até onde a gente vai, sem ilegalidade nenhuma aí.

Comunicação: O que você destaca como melhorias que rádio trouxe para a comunidade?

Gotardo: A gente pode destacar algumas coisas. Pra região aqui, só pelo papel de saberem mais sobre a nossa realidade já é bom. Mas na comunidade, a gente vê que o pessoal interagiu muito bem com essa questão da rádio, eles já se identificam como integrantes da comunicação que eles têm lá e eles também sabem, compreendem e ajudam a sustentar essa rádio lá, tanto que a gente precisa dessa compreensão deles e do apoio pra continuarmos resistindo no ar, se não a gente não consegue.

Comunicação: Vocês recebem algum apoio externo, além do apoio da própria comunidade?

Gotardo: Apoio de entidades, apoio da igreja, o MST, agora já caracterizado como uma linha a seguir com os movimentos sociais, então a gente tem o nome de via campesina, que é a integração de todos os movimentos sociais, e o MST está se fortalecendo cada vez mais dessa forma, porque sempre tem alianças com outros movimentos que lutam em vários setores da sociedade, então a gente tendo essa aliança é com certeza positivo e é preciso para que a gente possa resistir no ar.

E o pessoal compreende que é preciso a comunicação popular e que é importante isso que está acontecendo aqui na universidade, que é discutir a importância da comunicação na sociedade. Pra gente é muito importante essa troca de informação e de conhecimento.

8 JEITOS DE MUDAR O MUNDO

23 23UTC Setembro 23UTC 2009 por Pedro Washington Almeida Junior

8jeitos.gifEm 2000, a ONU – Organização das Nações Unidas, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu 8 Objetivos do Milênio – ODM, que no Brasil são chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo.

Juntos nós podemos mudar a nossa rua, a nossa comunidade, a nossa cidade, o nosso país.

A REDE BRASIL VOLUNTÁRIO, que congrega centros de voluntariado de todo o Brasil, consciente da importância desse projeto, criou o sitehttp://www.objetivosdomilenio.org.br/ para estimular debates e propiciar o conhecimento e o engajamento de todos os interessados em participar de ações, campanhas e projetos de voluntariado que colaborem com os ODM.

Aqui você encontra exemplos de como muitos já estão contribuindo para que o Brasil alcance esses objetivos. Para mais informações sobre os 8 Jeitos de Mudar o Mundo, entre em contato com o PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento pelos sites www.pnud.org.br ou www.odmbrasil.org.br .

Resumo da Reunião da Associação do dia 14 de setembro

Na última reunião foram discutidos os temas:

Implantação de esgoto em Praia dos Amores;
Melhorias na estrutura da sede da associação;
Implantação da horta comunitária;
Padronização do calçamento das avenidas Carlos Drumond de Andrade e Rui Barbosa (Estrada rainha);
Aproveitamento das lajotas retiradas da av. Carlos Drumond de Andrade para calçamento de ruas do bairro;
Ação "Vizinho Solidário" realizada entre AMPA e Conseg;
Atividades comunitárias a serem realizadas pela AMPA em 2009 e 2010.
Aprovação das contas de 2006 e 2008.

REDE ESGOTO

Informou-se que a implantação da rede de esgoto iniciada pela EMASA, será feita em primeiro lugar na Av. Carlos Drumond de Andrade e após a conclusão, no restante do Bairro. Após a colocação do esgoto na Carlos Drumond, a Construtora Azza continuará as obras de pavimentação.

Quando o esgoto estiver implantado, todos os moradores deverão efetuar a ligação direta com a rede, sendo de sua responsabilidade a ligação seguindo os requisitos da EMASA, segundo informação da própria EMASA.

Dúvidas que surgiram:

E se eu tenho filtro? Ligará diretamente na rede.

Qualquer outra dúvida, o telefone de informações da EMASA é: 0800 643 6272

O Sr. Pedro Washington informou que, está sendo implantada a Elevatória do sistema de esgoto na Av. Carlos Drumond de Andrade, na divisa com Itajaí (Praia Brava), ao lado do Ribeirão Ariribá. Que para edificação da Elevatória nesta área, a Associação solicitou a EMASA a construção de um pequeno parque com iluminação, bancos e brinquedos, para criação de espaço público, solicitação aceita pela autarquia. Ainda, que um morador entrou com ação contra a EMASA alegando a posse deste terreno e a autarquia já apresentou defesa no processo.

HORTA COMUNITÁRIA

Sobre a implantação da Horta Comunitária: O Sr. Altamiro, Técnico Agrícola da Prefeitura, realizou avaliação do terreno pretendido à implantação da horta e ofereceu a estrutura técnica da prefeitura para acompanhar o desenvolvimento da Horta. Ofereceu a associação, toda terra vermelha necessária, calcário, e sementes. Fará os primeiros 2 canteiros, de um total de 10 (dez), para que os moradores possam desenvolver a Horta. A previsão é que o início da Horta seja na semana seguinte a esta reunião. Foi feito o convite para participação dos moradores.

A horta servirá de modelo para quem quiser implantar em sua casa ou terreno baldio, dispondo de sementes e mudas para plantio a toda comunidade.

PADRONIZAÇÃO DAS CALÇADAS

Quanto à padronização do calçamento das ruas de Praia dos Amores, o presidente explicou que esta é uma proposta da nova gestão da associação e que a padronização é importantíssima, pois os pedestres não conseguem andar pelas calçadas. A proposta é iniciar pela Av. Carlos Drumond de Andrade e Av. Rui Barbosa. Para tanto a prefeitura será comunicada da pretensão da Associação, ainda esta semana.

Vários moradores pediram a palavra e a conclusão final foi da necessidade da padronização do calçamento das ruas de Praia dos Amores, e que o morador que não aderir, simplesmente será notificado pelo poder público se sua calçada estiver fora dos padrões estabelecidos pelo município.

Os moradores presentes solicitaram a limpeza dos terrenos no Bairro, e que aqueles proprietários cujos terrenos contenham entulhos, sejam simplesmente notificados pela prefeitura.

DENUNCIA AO MINISTÉRIO PÚBLICO

Dentro do assunto Av. Carlos Drumond de Andrade, os moradores presentes chegaram à conclusão que a Associação dos Moradores deve solicitar a presença do Ministério Público na questão do asfalto e urbanização realizada pela Construtora AZZA.

A Associação encaminhará, no dia 23 de setembro, as informações necessárias ao MP, como medida preventiva, pois após a instalação do esgoto a Construtora Azza retorna a pavimentação da Carlos Drumond.

APROVEITAMENTO DAS LAJOTAS

Na questão do aproveitamento das lajotas retiradas da Av. Carlos Drumond para colocação em outras ruas que necessitam de pavimentação, ficou definido que se deve convocar a prefeitura para avaliar a situação, pois o aproveitamento é estabelecido em Lei Municipal.

Atualmente, as lajotas estão espalhadas em diversos terrenos e até na própria Associação que acabou servindo de depósito para entulhos da obra.

VIZINHO SOLIDÁRIO – AMPA E CONSEG BARRA NORTE


Terminada estas considerações, deu-se a palavra ao Conseg Barra Norte para explicar a ação Vizinho Solidário que conta com o apoio da AMPA. Os moradores presentes na reunião colocaram-se à disposição para ajudar a coletar informações dos moradores, rua a rua.

O Vizinho solidário é uma ação educativa, onde cada vizinho "protege e vigia" a sua quadra, dispondo de telefones da PM, das Delegacias, etc. neste projeto faremos o cadastro dos moradores, rua a rua, com os dados de email, MSN, e telefones. Assim ficará muito fácil entrar em contato com os moradores quando for necessário.

APROVAÇÃO DAS CONTAS DA GESTÃO PASSADA 2006 a 2008.

Foi informado que as contas da Gestão anterior da AMPA foram aprovadas em sua totalidade,
aguardando-se apenas a declaração de imposto de Renda para o exercício de 2008, onde foi informado pelo ex-presidente que dentro de poucos dias esta será apresentada.
Como houve movimentação financeira durante o exercício fiscal, a AMPA teve que apresentar declaração dentro deste prazo, informou o ex-presidente.
No dia 02/10, segunda-feira do mês de Outubro, possivelmente teremos recebido o documento para validar a prestação total das contas.


sexta-feira, 18 de setembro de 2009

BLOG É O CANAL DE COMUNICAÇÃO

Como prometemos, a cada 30 dias o blog da Associação dos Moradores da Praia dos Amores, será atualizado com as principais informações do Bairro.
Quer parcitipar das decisões da AMPA? Encaminhe email para praiadosamores.ampa@gmail.com

O QUE ACONTECE NA PRAIA DOS AMORES

Algumas questões tiram o sono dos moradores da Praia dos Amores.

Segurança; edificações em áreas de preservação ambiental com emissão de alvarás para construção que são contrários as leis municipais; desmatamento pura e simplesmente; e o perigo que os carros trazem aos moradores nas Av. Rui Barbosa (Estrada da Rainha) e Carlos Drumond.


 

SEGURANÇA

Na questão da segurança, a Associação de Moradores firmou parceria com o Conseg Barra Norte na ação Vizinho Solidário. Uma ação simples e educacional onde cada vizinho vigia a sua rua e seu vizinho na questão da segurança. Os moradores terão os telefones úteis para avisar a Polícia ou outra entidade quando for necessário.

Além disto, a AMPA propõe, após a primeira fase do Vizinho Solidário, a implantação do MSN como ferramenta de comunicação entre moradores e comerciantes cadastrados e PM. Este projeto será encaminhado a PM na próxima semana.

A ação iniciará assim que for impresso o material de divulgação e fichas para cadastro dos morados.

EDIFICAÇÕES IRREGULARES

A AMPA tomou a decisão de acompanhar algumas licenças de construção que são dadas aos proprietários de terrenos, fora do padrão estabelecido em Lei.

Encaminhamos um ofício à Secretaria de Obras, setor de Alvarás, solicitando que as licenças sejam dadas exclusivamente dentro dos padrões legais e que as obras sejam acompanhadas. Isto não quer dizer que haverá excessos na fiscalização, mas sim o compromisso da prefeitura em tornar padrão o que é estabelecido em lei. É uma garantia para quem constrói e para o crescimento correto de nosso Bairro.


 

EXCESSO DE VELOCIDADE NA ESTRADA DA RAINHA E CARLOS DRUMOND

Não tem outro jeito. Solicitamos ao FUNTRAN, junto ao Secretário Jaime Mantelli, que sejam colocados mais redutores de velocidade nas duas vias. Não queremos lombadas eletrônicas, queremos redutores físicos de velocidade.


 

PENSANDO O FUTURO

Estamos estudando a possibilidade de tornar a Estrada da Rainha uma via panorâmica, com sinalização adequada e ciclovia e outras melhorias.

Para tanto, um documento está em fase de criação para ser apresentado à prefeitura.

Se você tem idéias e quer ajudar a desenvolver o documento, entre em contato com praiadosamores.ampa@gmail.com

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

REDE DE ESGOTO EM PRAIA DOS AMORES

A EMASA - Empresa Municipal de Água e Saneamento, iniciou no dia 10/09,as obras de instalação da rede de esgoto e a Estação Elevatória na Praia dos Amores. A previsão é de que o novo sistema esteja concluído até o final do ano.

A empresa Infrasul, vencedora da concorrência pública, iniciou a instalação dos tubos de 300 milímetros na Avenida Carlos Drummond de Andrade. Serão 7,6 quilômetros de rede. A Estação Elevatória começou a ser construída. "Devemos considerar possíveis atrasos em função da chuva, mas a nossa idéia é de que o serviço esteja concluído até dezembro", avalia o prefeito Edson Piriquito.

A obra da Praia dos Amores será dividida em três etapas com investimento total de R$ 1,2 milhão. Antes mesmo das instalações físicas no local, a primeira fase do projeto foi iniciada com ampliação da rede de esgoto no começo da Avenida do Estado, próximo a divisa entre os municípios de Balneário Camboriú e Itajaí.

A idéia é transportar os dejetos através de uma elevatória que será construída na Praia dos Amores para outra estação na Rua 1801, no início da Avenida Brasil, no centro da cidade. A Estação Elevatória da Praia dos Amores terá capacidade para bombear 36 litros por segundo. A execução da rede será fiscalizada pela equipe de engenharia da autarquia.

A Associação de Moradores de Praia dos Amores também está realizando uma fiscalização à parte. "Nos últimos dois anos, Praia dos Amores viu uma obra ser realizada na Av. Carlos Drumond de Andrade que trouxe muita dor de cabeça aos moradores. Como não houve fiscalização correta do poder público, as obras andaram em passo de tartaruga, com verdadeira desorganização e mal realizadas. Agora vamos fiscalizar por nossa própria conta. Aconteceu algum problema? Vamos pedir solução imediata." disse Pedro Washington de Almeida Jr, presidente da Associação.

Moradores devem realizar a ligação com a rede.

A Emasa informou que após a implantação da rede de esgoto, são os proprietários dos imóveis que devem realizar a ligação com a rede seguindo os padrões da Emasa.

Estação Paralisada.

A Estação Elevatória está sendo construída em um terreno na Av. Carlos Drumond, ao lado do ribeirão Ariribá, bem na divisa com Praia Brava. Esta semana um suposto proprietário da área entrou com ação requerendo o embargo da obra sob a alegação de posse do terreno. A Emasa já apresentou defesa no processo para continuar a obra, mas depende de decisão judicial.

Segundo Ney Clivati, Diretor da Emasa, será construído uma praça pública junto à área da Estação Elevatória aproveitando o espaço disponível. Esta praça foi solicitada em reunião com a comunidade.

Dentro do projeto da Prefeitura de BC para implantação da rede de esgoto em 100% da cidade, já receberam a rede os Bairros Vila Real e Jardim Iate Clube.