terça-feira, 30 de junho de 2009

COMPOSIÇÃO DA CHAPA



Novas Idéias para Praia dos AMores


PRESIDENTE
Pedro Washington de Almeida Júnior
Editor Jornal Bravos Amores.
Foi um dos primeiros moradores a levantar a questão da Av. Carlos D. de Andrade e fazer protestos contra os problemas na obra. Criou o Zé Brodinho para protestar.
Atua ativamente na comunidade.
Fez a campanha Bondindinho em Praia dos Amores que ainda está sendo avaliada pela prefeitura.
Acredita que é possível fazer e AMA PRAIA DOS AMORES.

VICE-PRESIDENTE
Bernardo Raul Arl
Trabalha com transporte de VANS, presidente da Associação de Vans de Itajai, um dos moradores mais antigos de Praia dos Amores.
Pai de 2 filhos, sempre esteve envolvido com os rumos do bairro. Bom companheiro, carismático, todas as quartas toca seu violão para os senhores do Geriátrico Praia dos Amores.
Acredita que é possível fazer e AMA PRAIA DOS AMORES.

1º Secretário
Cristina Maria de Figueiredo dos Santos (KIKA)
Artesã e professora, participou do programa de Artesanato em Itajaí atendendo famílias de todo município.

2º Secretário
Renato Rodrigues da Silva
Advogado, especializado em Meio Ambiente conhece a fundo projetos ambientais e educacionais.

1º Tesoureiro
Denize Longaray Leripio
Empresária, especialista em Meio Ambiente e gestão ambiental

2º Tesoureiro
Neide Terezinha de Souza
Contadora, com escritório em Balneário Camboriu.

Conselho Fiscal
André Perillier Schneider
Médico anestesista. Responsável pelo contato com programas
públicos de Saúde.

Dolcilino Oliveira Cruz (Baiano)
Artesão local, morador antigo de Praia dos Amores, sempre está à disposição quando o assunto é comunidade.

Luiz Antonio Maciel Brescovites
Empresário, tem em sua casa uma horta comunitária premiada pela Petrobrás.

Suplentes
Lierge Coradini Carlos Hugo de Souza Murce Henrique Strehl

PROPOSTA - SEGURANÇA

A questão de segurança pública afeta a vida de todos nós. Mas podemos agir em nosso bairro buscando a diminuição de delitos e crimes. Devemos unir forças para lidar com a situação e fazer de Praia dos Amores um exemplo. Para conseguir resultados fichamos parceria com o FECONSEG e CONSEG local.
Praia dos Amores tem dois acessos principais ao bairro e vamos providenciar câmeras para estes acessos, monitorando veículos e pessoas que por aqui circulam.
Contra a criminalidade, tolerância zero!

A Chapa EU AMO PRAIA DOS AMORES fechou uma parceria com o FECONSEG para conseguir estas câmeras e só vamos descansar quando elas estiverem instaladas e operando.
Há ainda um bom programa de monitoramento via msn/computador para os comerciantes e vamos encaminhar ao comando da PM colocando Praia dos Amores como ‘‘cobaia’’ do programa.
É preciso envolvimento da comunidade e trabalho com inteligência.

MORRO DO CARECA
Vamos manter a cancela colocada na entrada do morro que beneficiou a comunidade e diminuiu a quantidade de crimes no local.

SEGURANÇA PRIVADA
Alguns moradores já utilizam o serviço de segurança privada, com motos rondando algumas casas. É uma questão que deve ser discutida para implantação em toda comunidade.

PROPOSTA - MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Núcleo Responsável: Denise, Renato, Luiz Antonio

Horta Comunitária
Estímulo a criação de hortas comunitárias através de programa já criado e com resultados em todo Brasil. O programa Horta Comunitário já é adotada pela prefeitura de Balneário Camboriu e pode ser implantado em Praia dos Amores trazendo benefícios para comunidade. Hortaliças orgânicas e frescas, além de estimular a criançada a participar.
O cultivo é feito em terrenos privados que recebem incentivo de IPTU para receber as hortas.

Plantio de Árvores
Estímulo ao plantio de árvores via isenção de IPTU. A proposta da chapa é apresentar à prefeitura e câmara de vereadores um projeto de incentivo de plantio de árvores em terrenos via isenção de IPTU como é feito em várias cidades do Brasil. Além deste estímulo ao plantio de árvores em terrenos e casas, há o espaço público que pode receber mais cuidados e mais verde, deixando Praia dos Amores um bairro arborizado seguindo padrões internacionais.
Plantio de árvores frutíferas - aproveitamento de espaços públicos para plantio de árvores frutíferas, escolhidas por equipe técnica.
Recuperação das encostas dos morros (projeto já encaminhado à prefeitura)
O projeto de recuperação das encostas do morro da Av. Rui Barbosa já foi encaminhado à prefeitura que deve apenas autorizar a ONG que desenvolveu a avaliação para iniciar os trabalhos. As encostas de morro com falta de vegetação são um problema a longo prazo para Praia dos Amores.
Lixo Reciclável
Programa educacional para incentivo à coleta seletiva que ainda tem níveis muito baixo de participação da comunidade. De certa forma a comunidade não participa por falta de informação ou mesmo de entendimento de como porcessar seu lixo caseiro ou comercial. Pretendemos mudar esta situação com programas educacionais e uma estrutura de coleta apropriada para região.
Cães e Gatos abandonados
Controle dos cães e gatos abandonados com a castração dos animais e cuidados necessários aos bichinhos.
Praia dos Amores Limpa
Programa educacional para manter a Praia dos Amores sempre limpa e cobrança de estrutura com a prefeitura, afinal o bairro é a extensão de nossa casa.
Educação Ambiental
Várias atividades envolvendo educação ambiental e uso de recursos não duráveis.

PROPOSTA - ESTRUTURA PÚBLICA DE PRAIA DOS AMORES

Núcleo Responsável: Raul, Pedro, Lierge, Henrique, Denize
Os moradores de Praia dos Amores sofreram estes últimos dois anos com a construção mal planejada da Av. Carlos Drumond de Andrade e a atual gestão da AMPA só manifestou-se depois de várias paralisações que realizamos. Posições firmes quando a comunidade está tendo problemas com obras é importante.
Este ano teremos a implantação da rede de esgoto pela EMASA e devemos acompanhar toda a execução do projeto para que não haja novas surpresas. A Chapa EU AMO PRAIA DOS AMORES pretende conhecer todo projeto de execução da rede de esgoto e acompanhar as obras, exigindo sempre o respeito que a comunidade merece.

As propostas da chapa envolvem:
Sinalização no Bairro
Vias bem sinalizadas, sinalização para o turismo.
Solicitação à prefeitura de placas sinalizando o Morro do Careca, bares e restaurantes, em parceria com estes. A sinalização trás alma para o bairro.
Iluminação Pública
Conservação da iluminação pública e projeto de iluminação central para Av. Carlos Drumond de Andrade (Praia dos Amores).
Padronização de calçadas
Solicitação de padronização das calçadas de Praia dos Amores com um período de adaptação de um ano para moradores que não estão em conformidade com os critérios estabelecidos. Discussão em audiência pública com a comunidade.
Terrenos Limpos
Controle de velocidade das vias públicas
Implantação de redutores de velocidade nas vias Rui Barbosa e Carlos Drumond de Andrade. (lombadas ou tartarugas)
Pavimentação
Verificação de ruas onde há necessidade de pavimentação para encaminhamento à prefeitura.
Esgoto
Acompanhamento da implantação do sistema de esgoto em Praia dos Amores em 2009, 2010 pela Emasa para não gerar problemas futuros.
Alagamentos
Discussão para apresentar soluções aos problemas de alagamento em Praia dos Amores decorrentes das chuvas e posterior encaminhamento à prefeitura e órgãos competentes para uma solução definitiva.
Conservação das vias

Av. Carlos Drumond de Andrade e Av Rui barbosa
A Carlos D. de Andrade é uma das principais vias de acesso à Praia dos Amores e um cartão postal do Bairro. Todos sabem o que aconteceu com ela nestes últimos 2 anos. Pretendemos, através de parceria com a prefeitura de BC e iniciativa privada, dar nova vida à avenida e propor melhorias para a Av Rui Barbosa.

Projeto de urbanização da avenida, a longo prazo.
Plantio de árvores para padronização do verde em nosso bairro.
Solicitação de iluminação central.
Redutores de velocidade (lombadas ou tartarugas)
Ciclovia (longo prazo)

PROPOSTAS - SEDE

Núcleo responsável: Pedro Washington, Lierge, Kika, Baiano

Muitos moradores mal sabem que existe uma sede da Associação dos Moradores de Praia dos Amores (AMPA) e outros simplesmente não a usam por falta de estrutura.
A sede deve ter recursos próprios e uma estrutura para atender os moradores do bairro.
Atualmente a sede tem uma pista de skate sem cuidados apropriados, uma pequena sede, um parque e um campo de futebol recentemente criado. Para que a comunidade aproveite a SEDE é necessário criar mais benfeitoria e melhorar as já existentes.
O que vem primeiro: o ovo ou a galinha? Nenhum morador aproveita a sede porque não há nada interessante para se usar, e ninguém paga ou contribui, pois não há estrutura.
Através de acordos entre a Associação, prefeitura, entidades locais, moradores e iniciativa privada, pretendemos mudar esta situação.
A AMPA tem reconhecimento de utilidade pública municipal e estadual. Este reconhecimento permite buscar recursos municipais e estaduais para implantação de novas estruturas na SEDE. Para isto, é necessário apresentar projetos que beneficiem a comunidade e outras localidades.
Dentre os projetos podemos citar: ampliação da estrutura física da sede para oferecer cursos de capacitação em computação, empreendedorismo, gestão de empresas, artesanato, música.
Ou seja, captamos recursos municipais e estaduais para ampliação da SEDE e oferecemos em contrapartida cursos que atendem o bairro de Praia dos Amores e outros bairros.
Além de tudo, geramos renda para os moradores locais.
O mesmo ocorre com o campo de futebol, através de acordo com a Fundação Municipal de Esporte a AMPA passa a oferecer aulas de futebol para criançada, em contrapartida, recebe a manutenção do campo.

O mesmo ocorre com parcerias com a iniciativa privada, onde a AMPA permite a divulgação destas empresas através de painéis colocados na Associação em troca de recursos para manutenção e melhorias.
Já temos uma empresa interessada em firmar esta parceria. A questão é mostrar uma proposta inteligente e profissional. Com gestão amadora empresas não fornecem recursos.

Churrasqueiras – parque para criançada - lagoa
Pretendemos construir espaços para as famílias e amigos reunirem-se, curtindo o campo de futebol para confraternização e os espaços verdes disponíveis.
Esta estrutura prevê: churrasqueiras – manutenção do parque – campo de bocha que por falta de manutenção foi retirado da AMPA.
A lagoa que faz parte da área da Associação e parte é de propriedade privada pode ser revitalizada, limpa. Basta ter bom senso para entrar em acordo com o proprietário.
O projeto prevê a limpeza, construção de um deck, e criação de peixes para pesca.
Impossível? Não. Com gestão e boas práticas conseguiremos autorização da prefeitura e do proprietário local.

VEJA O PROGRAMA DE INTENSÕES:

Recuperação da SEDE
Construção de novos pavimentos para eventos e atividades para comunidade gerando receita própria.
Programa de Artesanato e geração de renda:
Programa de geração de renda, já aplicado em Itajai, com cursos de artesanato e outras atividades.
Inclusão Digital
Aulas de informática, com cursos realizados na sede e apoio do governo federal, prefeitura e iniciativa privada.
Escolinha de Futebol - espaço para oferecer aos filhos dos moradores atividade física.
Cancha de bocha
Rádio Comunitária (parceria com a iniciativa privada atendendo jovens e comunidade)
Internet para todos. Acesso ao sinal de internet rápida com custo reduzido, gerando receita para AMPA e facilidade para os moradores. Parceria com FECONSEG.
Construção de churrasqueiras
Manutenção do campo de futebol com cobrança de taxa para os usuários.
Revitalização do lago da Associação.
Festa DIA DAS MÃES será mantida.

Recursos para realizar estas benfeitorias e atividades: prefeitura, entidades parceiras, iniciativa privada, contribuição dos moradores associados, taxas de uso, festas para comunidade.

A sede pode servir também para abrigar programas dos órgãos públicos que acontecem todos os anos:
Campanha de vacinação, programas dentistas nos bairros e outros programas educacionais nas áreas de saúde pública.

CHAPA ELEIÇÕES PARA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE PRAIA DOS AMORES

ELEIÇÕES PARA A ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA PRAIA DOS AMORES
DIA 12 de JULHO – das 10:00 às 17:00hs.
Na Sede da AMPA – final da Rua Érico Veríssimo s/n
Votar é importante para você e para sua família. A AMPA tem a importante função de fiscalizar e propor projetos para Praia dos Amores.

Quem ama faz!
Fazemos um convite a você, morador da Praia dos Amores:
Junte-se a nós nestas eleições para Associação de Moradores.
No blog você terá todas as informações necessárias para participar, dar opinião, ou fazer parte da chapa como colaborador do núcleo de trabalho.
O blog será mantido como canal de comunicação permanente com a comunidade caso a chapa seja vencedora. Muitos proprietários de terrenos moram em outras cidades e querem saber como anda a Praia dos Amores e como podem ajudar.
Para fazer parte dos núcleos de trabalho da Associação envie email para pedrowjr1@gmail.com dizendo seu nome, endereço e telefone e o núcleo do qual quer participar.
Você pode participar em um dos GRUPOS de trabalho: SEDE, ESTRUTURA, MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA.

PRINCÍPIOS DA CHAPA
Transparência: a associação trabalha para a comunidade.
Participação: nada se constrói sozinho.
Amor ao bairro: dedicação e compromisso com o que se faz.
Nada é impossível: podemos realizar transformações se acreditamos no que fazemos e principalmente, se sabemos COMO FAZER!